Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Educação fiscal: uma ferramenta para ampliar nossa consciência cidadã

Autora: Gessyca Selmara Harumy Suenaga
Graduanda em Gestão de Políticas Públicas - EACH USP 



O presente artigo tem como objetivo ampliar a nossa consciência cidadã sobre a função sócio-econômica do tributo, sensibilizando os cidadãos quanto à importância e ao papel dos tributos na sociedade.
No dia 06 de Abril deste ano o novo Ministro da Educação, Renato Janine, fez seu primeiro discurso no qual indicou a necessidade de melhorar a qualidade da educação no país. Segundo Janine, "A saúde dispõe de um alarme, a dor. Mas não há alarme para a ignorância e o desconhecimento. () Quem mais precisa dela [educação], é quem menos sabe disso".
E esse mesmo pensamento pode ser aplicado às Finanças Públicas, pois somos tributados diariamente, temos indicadores que nos mostram a quantidade de dias que trabalhamos para o Estado e, mesmo assim, não temos com clareza dos serviços que o Estado nos retorna.
            Precisamos desmistificar a ideia de que o Brasil tem uma carga elevada de impostos. Na realidade temos uma carga tributária elevada e o imposto é apenas um tipo de tributo. Há dois tipos de impostos: os diretos e os indiretos.
            Os impostos diretos são aqueles que pagamos diretamente para a prefeitura, para o governo estadual ou para o Governo Federal, como por exemplo temos o Imposto de Renda, que pagamos ao Governo estadual ou federal; imposto predial territorial urbano (IPTU), que pagamos à prefeitura; imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA), que pagamos ao governo estadual.
Já os impostos indiretos são aqueles que pagamos sem perceber. Eles estão embutidos nos preços de tudo o que compramos. Como exemplo temos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Governo Federal e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para o Governo Estadual.
Segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) o valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos alcançou R$ 700 bilhões no dia 15 de Maio de 2015. Esse valor equivale ao montante pago em impostos, taxas e contribuições no país desde o primeiro dia do ano e o dinheiro é destinado à União, aos Estados e aos Municípios. No ano passado, o mesmo valor foi alcançado apenas no dia 9 de Junho, o que aponta aumento da carga tributária, reflexo da inflação, de aumentos de preços e revisão de desonerações e incentivos, segundo a ACSP.
Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) em 2012 mostrou que o período que o brasileiro trabalha para pagar os impostos cresce ao longo dos anos. Em 1986, eram 82 dias; em 2000, superou a marca de quatro meses (120 dias) e, em 2012, esse número saltou para 150 dias. Em 2011, o brasileiro trabalhou 149 dias; em 2010, foram 148 dias; em 2009, 147 dias; e em 2008, 148 dias. A quantidade de dias dobrou em relação à década de 1970, quando eram necessários 76 dias de trabalho para esse fim.
O Impostômetro existe há uma década. Ele é um painel eletrônico instalado na sede da associação no Centro de São Paulo e serve para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.
No Estado de São Paulo, o ICMS é a maior fonte de recursos financeiros e, para que o Governo possa atender adequadamente às necessidades da população, é importante que o cidadão exija sempre a nota fiscal ou o cupom fiscal e que esteja atento para defender o uso adequado dos recursos públicos.
Com a promulgação da Lei Nº 12.325/10 foi instituído que o dia 25 de Maio é o “Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte”. Essa data objetiva mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte, fazendo uma aproximação entre a administração tributária com a sociedade civil.
Historicamente a ideia de cidadania está relacionada ao exercício de direitos que foram conquistados ao logo da história (direitos civis, políticos e sociais). Para que esses direitos sejam efetivamente assegurados, faz-se necessária a existência de políticas públicas. E, nesse contexto, os tributos têm um papel de suma relevância, na medida em que significam uma parcela da renda da sociedade que é transferida ao Estado para que ele possa implementar as políticas públicas para assegurar os direitos das pessoas.
Dessa forma, a educação fiscal – ao empoderar os cidadãos, fazendo com que os mesmos reconheçam a importância dos tributos na sociedade e a relevância do controle social dos gastos públicos – serve como instrumento para a construção de uma relação harmoniosa entre o Estado e a sociedade.

Referências Bibliográficas

1. FOREQUE, F. 'MEC dará contribuição ao ajuste fiscal', diz novo titular da pasta. 
Folha de São Paulo, Brasília, 06/04/2015. Disponível em 
<http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1612899-mec-dara-contribuicao-ao-
ajuste-fiscal-diz-novo-titular-da-pasta.shtml> Acesso em: 16/05/2015.

2. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO – CGU. Olho vivo no dinheiro público: 
Um guia para o cidadão garantir os seus direitos. 2. ed. Brasília: Gráfica Brasil Editora 
& Marketing Ltda. Maio/2009. Disponível em <www.cgu.gov.br>

3. Portal G1, Economia – Seu dinheiro. Brasileiros já pagaram R$ 700 bilhões em 
impostos este ano. São Paulo, 15/05/2015. Disponível em 
<http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/05/brasileiros-ja-pagaram-r-
700-bilhoes-em-impostos-este-ano.html> Acesso em: 16/05/2015.

4. O POVO Online, Economia - Tributos. Brasileiro precisa trabalhar 150 dias para 
pagar impostos em 2012. Fortaleza, 22/05/2012. 
Disponível em 
<http://www.opovo.com.br/app/economia/2012/05/22/noticiaseconomia,2843830/brasil
eiro-precisa-trabalhar-150-dias-para-pagar-impostos-em-2012.shtml> Acesso em: 
16/05/2015.

5. CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Arrecadação de ICMS entre os 
municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Indicador Metropolitano. 
Consultoria Técnica de Economia e Orçamento – CMSP. n.45, Fev/2015. Disponível em 
<http://www2.camara.sp.gov.br/CTEO/Boletins/Indicador%20Metropolitano%2045%2
0-%20fevereiro%2015.pdf> Acesso em 15/06/2015.

6. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Fazenda. ICMS. Disponível em 
<http://www.fazenda.sp.gov.br/oquee/oq_icms.shtm> Acesso em: 15/06/2015.

7. Portal da Educação Fiscal para a Cidadania. Notícias: Dia Nacional do Respeito ao 
Contribuinte. Disponível em 
<http://www.fazenda.sp.gov.br/educacao_fiscal/pages/Noticias/Registro/Noticia_20.sht
m> Acesso em: 30/05/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado. Obrigado por visitar o pensalítica.